Sessão Solene
70 anos
Sociedade Portuguesa de Cardiologia

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia celebra hoje, dia 9 de Julho de 2019, o seu 70º aniversário.

São setenta anos de uma história rica e densa ao serviço da comunidade, pelo fomento da investigação científica, pela educação médica continuada, pelo exercício do debate e reflexão coletiva e pela melhoria da literacia em saúde da população portuguesa. Somos hoje uma grande organização científica, fortemente envolvida em parcerias internacionais. Sentimos orgulho no que foi feito e a responsabilidade de fazer mais e fazer bem.

O dia de hoje é um dia de festa, enriquecida pela presença de tantas ilustres figuras que fazem parte da nossa história comum. Atingir a idade da sabedoria coloca-nos desafios acrescidos que cumpriremos porque caminhando ao nosso lado estão todos os membros desta grande organização.

Quarteto Lopes-Graça  

Constituído, em 2005, por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência na sua área, tendo atuado nas mais importantes salas e eventos musicais do país - Festa da Música e Dias da Música do Centro Cultural de Belém – edições de 2005, 2006, 2008, 2009 e 2011, Casa da Música / Porto, Grande Auditório da Culturgest, Teatro de São Luíz, Teatro da Trindade, Teatro D. Maria II (no dia do centenário do nascimento de Fernando Lopes–Graça), Temporada Em Busca de um Salão Perdido (Salão Nobre do Conservatório), Festival de Música de Paços de Brandão, Centro de Artes de Belgais, Encontros de Música do Alentejo 2009, nas temporadas do Eborae Música, em Évora, no primeiro aniversário do Centro Artístico de Braço de Prata, em Lagos (Al-Cultur 2009), Santarém (Inauguração da Biblioteca do Ginásio), Almada (Capuchos e Auditório L. Graça), Cascais (Museu da Música Portuguesa), Funchal (Teatro Baltazar Dias), Marvão, Castelo de Vide, Caldas da Rainha, Caminha, Pombal, Viana do Castelo e em muitos outros projectos e espaços culturais, em digressões, nomeadamente aos Açores.

Com diversos apoios do Ministério da Cultura, atuou por todo o país e no âmbito dos Festivais CRIASONS 1 e 2, dedicados à nova música portuguesa. É aliás este desígnio que tem inspirado a acção do QL-G realizando com frequência primeiras audições de obras que lhe são dedicadas por compositores nacionais.

Deslocou-se a Andorra, em 2010, num programa de divulgação da cultura portuguesa. Em 2013 realizou uma digressão de um mês pelo Brasil, no âmbito do Festival Portugal no Brasil, com concertos em Curitiba, Brasília e Sorocaba. Em Novembro de 2014 apresentou três concertos, no XII Festival Internacional de Música Contemporânea de Lima, Peru.

Em 2016 deslocou-se à Argentina, tendo actuado nas mais prestigiadas salas de Buenos Aires (Teatro Colón e Usina del Arte) e realizado uma Master-Class no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón.Editou em Maio de 2009 o seu primeiro projecto discográfico –com obras de Fernando Lopes-Graça e António Victorino d’Almeida (obra dedicada) [Numérica 1182 | 2009]. Um novo álbum, editado em 2011 (em conjunto com o Opus Ensemble e o Duo Contracello) fixou as obras estreadas no Festival CRIASONS [Numérica 1218 | 2011].

Editou, em dois CDs, a obra integral de Fernando Lopes-Graça para Quarteto e Piano, com Olga Prats [Toccata Classics 0253 | 2014 e 0254 | 2015]. Gravou a integral da obra para Quarteto de Joly Braga Santos que aguarda publicação.

Alejandro Erlich-Oliva | Artista Convidado

Programa Musical

COR MUSICAE | Quarteto Lopes Graça

João Pereira Bastos | Consultor Musical

Gianneo, Luis [ Buenos Aires, 1897–1968 ] | Tres Piezas Criollas (1923) , Triste, Criolla, Lamento Quichua
Revueltas, Silvestre [ Durango, 1899 - Mexico DF, 1940 ] | Cuarteto No 4 “Musica de Feria”(1932), Allegro
Braga-Santos, Joly[ Lisboa, 1924 – 1988 ] | Quarteto de Arcos nº 2, op. 29(1957), Dedicado a Maria José Braga Santos, Largo – Allegro molto vivace
Piazzolla, Astor[ Buenos Aires, 1921 – 1992 ] | Kicho, Para Contrabaixo e Quarteto de Cordas

Luís Pacheco Cunha | Violino
Mário Laginha | Violino
Isabel Pimentel | Violeta
Catherine Strynckk | Violoncelo

Alejandro Erlich-Oliva | Contrabaixo
[artista convidado]